Qual a idade mínima para se dirigir ao redor do mundo?

Aqui no Brasil, sabemos que a maioridade é alcançada aos 18 anos, e quando completamos essa idade, já somos legalmente capazes de assumir a direção de um carro. Mas a realidade é bem diferente em alguns lugares do mundo.

Como é lá fora?

Estados Unidos
Nos EUA, a permissão para dirigir é concedida antes da maioridade. Aos 16 anos, os jovens já podem tirar a sua CNH, mesmo que só seja considerado maior de idade pessoas de 18 anos em diante.

Japão
A maioridade é atingida aos 20 anos. Entretando, assim como nos EUA, os jovens já podem ser oficialmente condutores legais dois anos antes. Mas, se mesmo com 18 anos, sua intenção for dirigir no Japão, saiba que só quem tiver a habilitação nacional do país pode conduzir. O motivo? A língua nativa é difícil de ser compreendida por estrangeiros.

Inglaterra
A direção à esquerda não é a única diferença do Reino Unido para o Brasil. Lá é possível dirigir a partir dos 17 anos completos. Já para a condução de caminhões e veículos de grande porte, 21 anos é a idade mínima.

Irlanda
Assim como no Reino Unido, na Irlanda é preciso ter ao menos 17 anos para conduzir um carro livremente pelas ruas.China
Na China, você precisa ter no mínimo 21 anos para se tornar um motorista. Além disso, nenhuma CNH tem validade por lá, nem mesmo a internacional. Para dirigir no país mais populoso do mundo, você precisa se submeter a exames nacionais de direção.

Rússia
No país sede da última Copa do Mundo, as regras também são um pouco mais rígidas: o futuro condutor precisa ter 21 anos completos para que possa dirigir e também para alugar carros. Diferente do seu país fronteiriço, a China, na Rússia é permitido dirigir usando apenas a sua habilitação internacional.

Itália
Na Itália, o condutor precisa ter no mínimo 18 anos completos. E seguindo o exemplo do Brasil, para alugar carros, precisa ter pelo menos 21 anos. É importante ressaltar que muitas locadoras têm o costume de cobrar uma taxa extra para condutores menores de 25 anos.

06/08/2018
Publicado por: creondai